Riscos em fumar o primeiro cigarro logo ao acordar







Fumar o primeiro cigarro do dia logo após acordar parece aumentar o risco de câncer de pulmão, cabeça e pescoço.Esta é a conclusão de dois recentes estudos, os quais incluíram quase 5.000 pacientes que desenvolveram novos casos de câncer (grupo câncer).Tais indivíduos foram comparados a um grupo de indivíduos que não desenvolveram câncer (grupo de controles), composto por mais de 3.500 indivíduos.Ambos os grupos eram compostos por fumantes atuais ou pregressos.

Fumantes que acenderam o seu primeiro cigarro dentro da primeira meia hora do dia apresentaram um risco 59% maior de câncer de cabeça e pescoço, e um risco 79% maior de câncer de pulmão, quando comparados aos que esperaram pelo menos uma hora para fumar o seu primeiro cigarro. Esta é a constatação do Dr. Joshua E. Muscat, da Penn State College of Medicine (Pensilnvânia, Estados Unidos).

Aqueles tabagistas que fumaram o seu primeiro cigarro entre 31 a 60 minutos depois de acordar, também apresentavam um risco significativamente elevado para câncer  (31% e 42%, respectivamente). O risco de câncer de pulmão foi 2,64 vezes maior entre os tabagistas que fumavam dentro de 30 minutos depois de acordar, e 1,58 vezes maior entre os tabagistas que fumavam entre 31 a 60 minutos após acordar.

Embora os autores reconheçam as limitações dos dois estudos, estes acreditam que seus achados merecem uma investigação adicional.Acender o primeiro cigarro dentro da primeira hora do dia é um critério de dependência química aos cigarros, segundo a conhecida escala da Fagerström.



Riscos em fumar o primeiro cigarro logo ao acordar Riscos em fumar o primeiro cigarro logo ao acordar Editado por saude.chakalat.net on 18:49 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.