Tabagismo durante a gravidez afeta as artérias dos filhos pequenos






Tabagismo durante a gravidez afeta as artérias dos filhos pequenos

Sabemos que o tabagismo durante a gravidez acarreta inúmeros prejuízos à saúde dos recém-nascidos. Pesquisadores holandeses demonstraram que as artérias de crianças cujas mães fumaram durante a gravidez, também podem ser afetadas.O estudo foi liderado pela Dra. Caroline C. Geerts, médica pediatra do departamento de pneumologia da Universidade de Utrecht (Holanda).

O estudo avaliou 259 crianças que ao completarem 5 anos de idade, foram submetidas a uma ultrassonografia das artérias carótidas (vasos sanguíneos calibrosos localizados na região do pescoço). Neste exame, o revestimento interno das carótidas (chamado de complexo médio-intimal ou CMI), bem como a distensibilidade destas artérias, foram avaliados. Informações sobre o tabagismo dos pais também foram coletadas.

As crianças de mães que fumaram durante a gravidez tiveram um CMI 18,8 uM mais espesso, e uma distensibilidade arterial 15% menor, após o ajuste para a idade materna, sexo e amamentação. Estas associações não foram encontradas em filhos de mães que não fumaram durante a gravidez, mas que haviam fumado após o término da gestação. As associações foram mais fortes se ambos os pais haviam fumado durante a gravidez, com um CMI 27,7 uM mais espesso e uma distensibilidade arterial 21% menor.

Os autores do estudo concluíram que a exposição à fumaça dos pais durante a gravidez, afeta a estrutura e função arterial dos seus filhos na infância.

Fonte: Pediatrics.



Tabagismo durante a gravidez afeta as artérias dos filhos pequenos Tabagismo durante a gravidez afeta as artérias dos filhos pequenos Editado por saude.chakalat.net on 05:43 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.