Associação entre tabagismo e dependência à cocaína







Alguns estudos sugerem que fumar cigarros pode atuar como um gatilho para o uso de cocaína.Novas descobertas em ratos estão ajudando a identificar uma explicação científica para esta associação.

Uma pesquisa realizada pelo Dr. Amir Levine e seus colaboradores da Universidade de Columbia (Estados Unidos), descobriu que em ratos expostos à nicotina na água, por pelo menos uma semana, tiveram uma resposta potencializada para o uso de cocaína quando as duas substâncias foram administradas em conjunto.

O estudo mostrou que a nicotina altera a atividade enzimática no cérebro, aumentando a probabilidade de um indivíduo tornar-se dependente de cocaína devido a uma maior expressão do vício relacionada ao gene FosB.

Resultados de um estudo epidemiológico humano corroborou com esta conclusão, mostrando que a dependência à cocaína foi mais frequente entre usuários da droga que eram fumantes antes de tornarem-se viciados.

"Nossos dados sugerem que as intervenções eficazes para prevenir o tabagismo e as suas consequências negativas para a saúde, também poderiam diminuir o risco de progressão para o uso crônico de drogas ilícitas", disse o Dr. Levine.

Fonte: Science Translational Medicine.

Associação entre tabagismo e dependência à cocaína Associação entre tabagismo e dependência à cocaína Editado por saude.chakalat.net on 06:42 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.