Quanto mais ansiedade, mais difícil parar de fumar







"Quando iniciam o tratamento para parar de fumar, os pacientes acham que o problema será superar a dependência física", relata Silvia Cury, gerente do Serviço de Psicologia do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo. "Mas sabemos que eles não raro acendem um cigarro por costume ou para lidar com situações estressantes", alerta. Em um recente levantamento liderado pela psicóloga, nada menos do que 85% dos 208 fumantes avaliados sofriam com ansiedade. "Já há evidências de que a psicoterapia diminui o risco de recaídas e, no momento, estamos acompanhando voluntários submetidos a ela para confirmar essa teoria", afirma Silvia.

Uma dependência por outra Ao cortar os maços sem cuidar da mente, a fissura pode se transferir para jogos de apostas, bebidas alcoólicas, guloseimas... Está aí outra razão para consultar especialistas no momento em que decidir parar de colocar fumaça nos pulmões.




Quanto mais ansiedade, mais difícil parar de fumar Quanto mais ansiedade, mais difícil parar de fumar Editado por saude.chakalat.net on 05:12 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.