18 dicas para você parar de fumar






1. Conscientize-se dos malefícios que o cigarro traz à saúde e trabalhe a autoestima.

2. Decida-se, firmemente, parar de fumar e busque apoio dos verdadeiros amigos e auxílio terapêutico.

3. Cultive sentimentos do tipo: "Sou capaz e valorizo a minha pessoa".

4. Escolha uma data ideal (mas não adie muito). De preferência num dia em que estiver mais livre das preocupações e tensões.

5. Modifique a rotina nos primeiros dias de abstinência, torne os dias mais agradáveis e interessantes: leia bons livros, ouça boa música, vá ao teatro, assista a um bom filme, converse com pessoas interessantes, contate a natureza e dedique-se ao trabalho.

6. Diariamente, dedique-se à prática esportiva, caminhe, faça exercícios de alongamento e respiratórios, relaxe e medite.

7. Lembre-se, o desejo de fumar diminui a cada dia que passa. Seja persistente.

8. Evite o contato com pessoas que fumam. O fumo passivo faz muito mal à saúde. Caso seja necessário, ou possível, mude-se para uma área de trabalho para não fumantes.

9. Diante da oferta de um cigarro, ou da tentativa de persuasão, seja firme e diga: "Não obrigado, eu não fumo", ou então: "Não obrigado, eu parei de fumar".

10. A cada novo dia, completamente abstêmio do uso de cigarros, sinta-se cada vez mais confiante, capaz e fortalecido pela saudável decisão.

11. Diariamente, beba água em abundância.

12. Coma duas colheres das de sopa de farelo de aveia, três vezes ao dia - manhã, tarde e noite. A aveia (Avena sativa) pode ajudar a refrear o desejo de fumar pois contém um princípio ativo que combate o tabagismo. Foi utilizada durante muito tempo pela sábia Medicina Tradicional Indiana (Ayurveda) no combate ao vício do ópio.

13. Aumente o consumo de alimentos altamente alcalinos como espinafre, maçã, dente-de-leão (Taraxacum officinale), beterraba, figo, amêndoa, fava-branca e limão diluído em água sem adição de açúcar ou de quaisquer outros adoçantes, pois esses promovem a "recirculação" da nicotina no organismo, preservando seus níveis responsáveis pelo vício, diminuindo a necessidade de fumar.

14. Evite os alimentos que, ao serem metabolizados no organismo, reajam como ácidos, como, por exemplo, café, produtos de panificação, gérmen de trigo, lentilha seca, carne vermelha, frango, ovos, queijo, amendoim, ameixa, uva-passa, fígado, miúdos, álcool, açúcar, doces, coca-cola, cerveja, suco de frutas ácidas adoçado com açúcar, produtos enlatados, frituras e gorduras saturadas, pois esses aceleram a eliminação da nicotina, aumentando o desejo de fumar.

15. Coma agrião diariamente, pois esse vegetal é riquíssimo em vitaminas e sais minerais, apresenta propriedades diuréticas, fortificantes e depurativas dos efeitos da nicotina.

16. Coma uma maçã fresca, três vezes ao dia - manhã, tarde e noite. Recentes estudos na Inglaterra concluíram que comer uma maçã diariamente pode beneficiar o sistema respiratório. A maçã é uma excelente fruta alcalina e apresenta propriedades depurativas do sangue, auxiliando na eliminação da nicotina. Além de ser um calmante natural que favorece o sono tranquilo.

17. Vá ao dentista: cuide dos dentes e faça uma limpeza dentária, para remover as manchas causadas pelo tabagismo.

18. Caso aconteça uma recaída, lembre-se que isso pode fazer parte do processo de aprendizado e conquista. Não desanime. Reinicie imediatamente, o combate ao cigarro. Seja otimista, determinado e cultive diariamente pensamentos e emoções positivas.

18 dicas para você parar de fumar 18 dicas para você parar de fumar Editado por saude.chakalat.net on 05:12 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.