Dia Mundial Sem Tabaco alerta para malefícios do tabagismo






No próximo dia 31 de Maio é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para alertar a população sobre os malefícios do cigarro, responsável por 23 mortes a cada hora e mais de 5 milhões de mortes por ano, segundo a própria OMS. Além do câncer, doenças geralmente não relacionadas ao tabagismo, também podem ser causadas pelo uso de cigarro, entre elas a psoríase, a catarata e a menopausa precoce.

Considerado fator de risco para mais de 50 doenças e a maior causa de morte evitável, o tabagismo atinge cerca de 1,3 bilhão de pessoas no mundo, sendo 25 milhões somente no Brasil. Todos os dias, são consumidos 15 bilhões de cigarros. O consumo é considerado pelos médicos uma doença gravíssima e os efeitos à saúde são perceptíveis tanto nos fumantes ativos quanto nos fumantes passivos, que são aqueles que inalam a fumaça ambiente.

A decisão de parar de fumar deve ser acompanhada também de uma mudança de hábito do indivíduo. Ele deve estar consciente dos sintomas causados pela abstinência, entre eles a irritabilidade, ansiedade, sonolência e inquietação. O tratamento envolve o combate químico contra a nicotina e um acompanhamento psicológico e de condicionamento físico do paciente.



Dia Mundial Sem Tabaco alerta para malefícios do tabagismo Dia Mundial Sem Tabaco alerta para malefícios do tabagismo Editado por saude.chakalat.net on 04:12 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.