Por que é tão difícil de parar de fumar?





http://novotempo.com/audios/files/2014/05/tabagismo.jpg

O Dia Mundial sem Tabaco, celebrado no dia 31 de maio, foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para alertar sobre as consequências do tabagismo. A maior parte da população sabe dos males causados pelo cigarro, porém, muitos não conseguem parar de fumar. Há também quem fica anos em abstinência, mas depois volta ao tabagismo. Mas por que isso acontece? Por que é tão difícil parar de fumar?

Há vários motivos, um deles é a nicotina. É a substância psicoativa responsável pela dependência do tabaco. Ela cai na corrente sanguínea rapidamente, por meio dos pulmões, pois estes órgãos possuem muitos vasos, o que facilita atingir o cérebro em poucos instantes, dando a sensação de bem-estar ao fumante.

Além disso, é comum que o fumante associe o tabaco com as atividades cotidianas, como, por exemplo, fumar logo após acordar. Essas associações faz com que a relação do indivíduo com o tabaco fique significativamente forte. E não podemos deixar de considerar que o tabaco é uma droga lícita, de fácil acesso e baixo custo.

Algumas pessoas podem ter mais resistência, mas isso não significa que é impossível parar de fumar. Todos podem parar, mas, de fato, algumas encontram mais dificuldades como, por exemplo, pessoas muito ansiosas, depressivas, dependentes de outras substâncias psicoativas ou, ainda, quem sofre de algum transtorno, como déficit de atenção e hiperatividade ou transtorno bipolar.

Para parar de fumar, o primeiro passo é o desejo de vencer a dependência, que deve ser aliado com mudanças de estilo e rotina de vida, como evitar hábitos associados ao fumo e praticar exercícios físicos.

Mas, muitas vezes, só isso não basta. Nesses casos, é possível contar com métodos psicoterapêuticos como auxílio. É importante que a pessoa busque ajuda profissional na hora de deixar o tabaco pois, com o apoio de psicólogos especialistas e de uma equipe multidisciplinar, como psiquiatra, as chances de parar de fumar são maiores.

Um dos métodos comprovadamente eficaz para parar de fumar é a psicoterapia, pois o paciente é motivado a mudar os hábitos. 


Por que é tão difícil de parar de fumar? Por que é tão difícil de parar de fumar? Editado por saude.chakalat.net on 11:19 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.