Elevar impostos é política para a redução do consumo de tabaco






Elevação nos impostos sobre o cigarro, que acaba gerando o aumento no preço do produto, tem sido a política mais eficiente na redução do consumo de tabaco no Brasil e no mundo. É o que diz a Pesquisa Internacional de Tabagismo (ITC), apresentada em razão do Dia Mundial sem Tabaco, celebrado no dia 31 de maio.

De acordo com o estudo, os cigarros se tornaram economicamente menos acessíveis entre 2009 e 2013, com redução média anual no consumo de 2%, considerando o número de cigarros fumados por dia, o preço pago na compra do produto, a renda familiar e o número de adultos na residência do fumante. Metade dos fumantes entrevistados pensou em parar de fumar ou diminuir a quantidade de cigarros que fuma, para economizar.

No Brasil, os dados econômicos mostram que os impostos sobre cigarros subiram 116%, por maço, entre o fim de 2006 e o fim de 2013. Como consequência direta, a venda de cigarros no país sofreu queda de 32% no mesmo período. Já o número de fumantes diminuiu 28%. As análises comprovaram também que a elevação na carga de impostos sobre cigarros aumentou a receita tributária advinda do setor em 113% no período.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil, um em cada dez adultos morre em razão do tabaco. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) revela que o consumo de derivados do tabaco pode causar quase 50 doenças diferentes. "Principalmente doenças pulmonares, como asma e bronquite crônica; cardiovasculares, como o infarto, além de câncer, bem como riscos de impotência sexual no homem, complicações na gravidez, aneurismas arteriais, úlcera do aparelho digestivo e infecções respiratórias. Fica comprovado, então, que parar de fumar é altamente recomendado", afirma a pneumologista Andrea Sette.

Para a especialista, a pessoa que deseja parar de fumar deve procurar ajuda profissional de um médico ou de um psicólogo. "A porcentagem de pessoas que consegue parar de fumar por conta própria é muito pequena. Com o apoio de quem entende do assunto, as chances de cessar o uso do cigarro naturalmente crescem bastante", ressalta.




Elevar impostos é política para a redução do consumo de tabaco Elevar impostos é política para a redução do consumo de tabaco Editado por saude.chakalat.net on 05:03 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.