Tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo





http://novotempo.com/audios/files/2014/05/tabagismo.jpg

Considerado um dos vilões da saúde humana, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, estima-se que 200 mil mortes/ano sejam decorrentes do uso do cigarro e sete mortes por dia, em virtude do tabagismo passivo.

A dependência em relação ao fumo faz com que os fumantes se exponham continuamente a mais de 4.720 substâncias tóxicas, fazendo com que o tabagismo seja fator causal de cerca de 50 doenças diferentes, destacando-se as doenças cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas. Os cânceres de pulmão, de boca, laringe e esôfago estão relacionados ao uso frequente do cigarro.

Segundo a coordenadora de Tabaco, Álcool e Outras Drogas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Conceição Moreira, a instalação dessas doenças ocorre de forma lenta e gradual, demorando anos para que os danos causados à saúde do indivíduo se estabeleçam. "Como os sintomas das doenças causadas pelo uso do cigarro aparecem lentamente, é de extrema importância o desenvolvimento de estratégias e ações educativas continuadas direcionadas ao público infanto-juvenil, visando à incorporação de modos de vida saudáveis, através da adoção de comportamentos que reduzam, ao máximo, essa exposição", afirma.

Ainda conforme a coordenadora, o tabagismo é responsável por 63% das mortes relacionadas a doenças crônicas não transmissíveis. "Aproximadamente 85% dessas mortes são por doença pulmonar obstrutiva crônica ou enfisema; 30%, por diversos tipos de câncer de pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, entre outros; 45%, por infarto do miocárdio, e 25%, por acidente vascular cerebral (AVC), entre outras. Além disso, o hábito desencadeia e agrava condições como a hipertensão e diabetes e, também, aumenta o risco de as pessoas desenvolverem e até mesmo morrerem por tuberculose", complementa Conceição Moreira.



Tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo Tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo Editado por saude.chakalat.net on 18:18 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.