Cigarro: receita para muitas doenças





http://doutissima.com.br/content/uploads/2014/01/tabagismo_lucas_sabino1.jpg


Cada cigarro é um coquetel que reúne cerca de 4.700 diferentes substâncias tóxicas que vão à boca do fumante em dois estágios: o particulado e o gasoso.

Na fase mais perigosa – gasosa – ele libera entre muitas outras substâncias como monóxido de carbono, amônia, formaldeído, acetaldeído, acroleína.

Na particulada seu ingrediente mais nocivo é o alcatrão, um composto agregado com mais de 40 substâncias que comprovadamente são cancerígenas, formado pela combustão dos derivados do tabaco. Algumas delas: níquel, arsênio, cádmio, benzopireno, resíduos de agrotóxicos, naftalina, fósforo usado em veneno de ratos, acetona e Polônio 210 – uma substância radioativa.

O CO – monóxido de carbono – aspirado ao fumar atua diretamente sobre a hemoglobina – glóbulos vermelhos do sangue – que transporta o oxigênio para todo o corpo. Essa atuação forma o composto denominado carboxihemoglobina. E o principal efeito desse composto: dificulta a oxigenação do sangue e em consequência de alguns órgãos, causando doenças como a aterosclerose.

Causadora da dependência dos fumantes, a nicotina lista pela Organização Mundial da Saúde/OMS como droga psicoativa, age no sistema nervoso central como a cocaína.

Classificado internacionalmente como doença, o tabagismo está inserido no Código Internacional de Doenças (CID-10) no grupo de transtornos mentais e de comportamento devido ao uso de substância psicoativa.

Leva-se em conta que a nicotina aumenta a liberação de catecolaminas, causando vasoconstricção, aceleração cardíaca e por consequência, hipertensão arterial. Junto com o monóxido de carbono é a causa de diversas doenças cardiovasculares, além de estimular o aparelho gastrointestinal a produção anormal de ácido clorídrico que pode levar a úlcera gástrica. E também libera substâncias que resultam no enfisema pulmonar, mal relativamente comum em pessoas que fumam por muito tempo.



Cigarro: receita para muitas doenças Cigarro: receita para muitas doenças Editado por saude.chakalat.net on 07:59 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.