Inca usa esporte como arma contra tabagismo





Objetivo da  campanha é estimular a prática de esportes e o abandono do vício do cigarro

Motivado pelos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) adotou o esporte como temática de conscientização para o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado no dia 29 de agosto

Com o slogan #MostreAtitude: sem o cigarro sua vida ganha mais saúde, a campanha quer atingir principalmente a faixa etária entre 13 e 35 anos. O Inca promove evento de lançamento da campanha na Casa Brasil, no Rio de Janeiro, seguido de debate com a presença de profissionais de saúde e atletas, a partir das 14h30.

A ideia é que o tema estimule a prática de esportes e, assim, influencie na prevenção e na cessação do tabagismo, já que o hábito de fumar atrapalha a execução de atividades físicas.

Ao consumir produtos que contêm tabaco, os praticantes de esportes diminuem sua performance, principalmente em relação à respiração. Segundo o Inca, enquanto pratica esporte, quem fuma fica cansado com mais facilidade; sofre com falta de ar; tem resistência reduzida; e poder de reação mais lenta.

O cigarro tem cerca de 4.720 substâncias, e três em especial comprometem o desempenho físico. A nicotina diminui o tamanho das artérias, responsáveis por levar o sangue até o músculo, gerando um desempenho muscular bem menor, além de aumentar os batimentos cardíacos. O alcatrão reduz a elasticidade do pulmão. Já o monóxido de carbono compete com o oxigênio. Assim, os fumantes ficam cansados com mais facilidade, sofrem com falta de ar, têm resistência reduzida e o poder de reação é mais lento, o que dificulta e até impede a pática esportiva.

Os benefícios de parar de fumar são percebidos rapidamente. De acordo com o Inca, após duas horas sem cigarro, a nicotina deixa de ser detectada na corrente sanguínea, após oito horas, o nível de oxigênio normaliza-se e, até 24 horas depois, os pulmões funcionam melhor. Dois dias depois da última tragada, já é possível perceber melhor cheiros e sabores e, após um ano, o risco de infarto do miocárdio cai pela metade.

Inca usa esporte como arma contra tabagismo Inca usa esporte como arma contra tabagismo Editado por Sua Saude on 07:41 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.