Tabagismo causa enorme dano ao meio ambiente, alerta OMS





 No Dia Mundial sem Tabaco, organização afirma que componentes tóxicos do cigarro prejudicam não apenas fumantes, mas também a natureza. Dois terços dos 15 bilhões de cigarros vendidos por dia são lançados no solo.

cigarros descartados

 

O consumo de produtos derivados do tabaco não apenas prejudica a saúde das pessoas, mas também causa um "enorme dano" ao meio ambiente, afirmou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ajude alguém a parar de fumar!

As cifras mais recentes indicam que, apesar dos esforços internacionais para diminuir o tabagismo, este provoca em um ano a morte de 7 milhões de pessoas e gera despesas de 1,4 trilhão de dólares, pelos custos em saúde, perda de produtividade e degradação ambiental – pouco menos de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial.

Em relatório, a OMS quis evidenciar neste ano o que ocorre depois que o cigarro foi consumido, onde vai parar a bituca e como os seus efeitos funestos persistem até mesmo após ter sido lançado em um cesto de lixo ou nas vias públicas.

Os especialistas determinaram que os resíduos de tabaco contêm mais de 7 mil substâncias químicas tóxicas, que envenenam não só atmosfera, mas também os solos, mares e os rios. Dos 15 bilhões de cigarros vendidos diariamente, 10 bilhões acabam no meio ambiente, contendo uma mistura de nicotina, arsênico e metais pesados.



Tabagismo causa enorme dano ao meio ambiente, alerta OMS Tabagismo causa enorme dano ao meio ambiente, alerta OMS Editado por saude.chakalat.net on 07:08 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.