Fisioterapia no Tabagismo







O tabagismo é a principal causa de more evitável do mundo. Além de trazer mudanças físicas, o fumante desenvolve problemas psicológicos e respiratórios. O cigarro pode causar neoplastia maligna no pulmão, esôfago, estômago, boca e até bexiga. Quando a pessoa decide parar de fumar, há indícios de que ela sofra com ansiedade, nervosismo e depressão, que na maioria dos casos, acaba levando o paciente para a obesidade.


Todo fumante desenvolve enfisema pulmonar e tem mais propensão à pneumonia e bronquite. Com o uso contínuo do tabaco, pode-se desenvolver uma debilitação dos músculos e ter insuficiência respiratória por falta de oxigenação, que na maioria dos casos, pode causar até um infart.

A fisioterapia tem diversas aplicações na prática médica, desde reabilitar as funções motoras, área mais conhecida, até auxiliar na prevenção e no tratamento de doenças cardíacas ou pulmonares.

A fisioterapia respiratória visa melhorar a dinâmica respiratória e a distribuição do ar inalado pelo pulmão, além de remover secreções brônquicas, resultando assim na melhora da função pulmonar. São aplicadas técnicas manuais, como também aparelhos que ajudam na aplicação deste tipo de fisioterapia.  Vale ressaltar que a fisioterapia respiratória utiliza estratégias não invasivas para otimizar o transporte do oxigênio, prevenindo, revertendo ou minimizando as disfunções pulmonares que são causadas por doenças como asma, tuberculose, pneumonia.

Vale ressaltar que a fisioterapia respiratória utiliza estratégias não invasivas para otimizar o transporte do oxigênio, prevenindo, revertendo ou minimizando as disfunções pulmonares que são causadas por doenças como asma, tuberculose, pneumonia, etc.

Fisiointensiva Academy é um clube de atualização profissional exclusivamente idealizado para o fisioterapeuta intensivista.  Um projeto focado 100% em otimizar a formação continuada dos fisioterapeutas que estão na assistência e se encontram por vezes sem um amparo técnico acadêmico de credibilidade. Clique aqui!



Fisioterapia no Tabagismo Fisioterapia no Tabagismo Editado por saude.chakalat.net on 04:04 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.